top of page

7ºM3 Constrói chaveiros de célula animal e vegetal, utilizando biscuit

  • Foto do escritor: escolamarianofirmedesouza
    escolamarianofirmedesouza
  • 8 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Compreendendo, reconhecendo e diferenciando a célula como uma entidade tridimensional no interior da qual há diferentes estruturas que funcionam integralmente para a manutenção dos seres vivos. Assim as estruturas que formam a célula bem como suas funções, e suas principais diferenças entre as células eucarióticas dos animais e vegetais. Despertou maior interesse na aula de Ciências, dos alunos do 7º M 3 da EEEFM “MARIANO FIRME DE SOUZA”, localizada no bairro Bandeirantes, Cariacica ES.

Foram usados, biscuit de várias cores e argola com corrente para fazer os chaveiros da célula vegetal e animal, cada aluno fez seu chaveiro confeccionando a célula animal ou vegetal com suas organelas, e assim aprendendo as diferenças entre elas. Este trabalho teve como objetivo transpor a teoria contida no livro didático do conteúdo do estudo das células (Citologia), mais precisamente de diferença entre célula animal e vegetal vistos em sala de aula, para uma prática mais dinâmica onde os alunos percebam estruturas microscópicas de forma macroscópicas, e a proposição de uma mudança conceitual através dessa intervenção usando artes.

Há dois tipos de células eucarióticas: animais e vegetais. Apesar de apresentarem diferenças, é comum a todas elas (a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo), existem estruturas exclusivas das células animais e outras exclusivas das células vegetais (BRITO, 1999). Qualquer ser vivo que apresente células como a dos animais, essas células têm uma série de características que as distinguem das plantas. Por exemplo, são desprovidas de parede celular e de cloroplastos, mas apresentam centríolos, estruturas ausentes nas plantas mais complexas (BRITO, 1999). Em praticamente todas as células podemos distinguir três partes: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo. A membrana celular ou plasmática é uma estrutura que delimita a célula e a separa do meio onde se encontra, mas não isola completamente a célula, pois permite o intercâmbio de substâncias do interior ao exterior e vice-versa (BRITO, 1999). O citoplasma ocupa o espaço situado entre a membrana e o núcleo. Esse espaço está preenchido de um fluido, o hialoplasma (ou citosol), no qual se encontram os orgânulos celulares ou citoplasmáticos e o citoesqueleto composto por filamentos de actina filamentos intermediários e microtúbulos que dão forma as células ( BRITO, 1999). O núcleo é uma estrutura mais ou menos esférica que se encontra no interior da célula, delimitado por uma estrutura membranosa (o envoltório nuclear). Assim como a membrana celular, o envoltório nuclear permite o intercâmbio de determinadas substâncias entre o núcleo e o citoplasma (BRITO, 1999). Cada uma das partes tem sua função. A célula é uma unidade biológica funcional. Caso uma célula pertença a um ser pluricelular, ela pode ser especializada no desempenho de uma determinada função (AMABIS, 2010).

A professora de Ciências Valéria Cristina Rocha Pereira, destaca que com as crescentes transformações que vem sofrendo a educação, torna-se necessário modificar o ensino tradicional de Ciências do ensino fundamental II para um ensino mais holístico contextualizado e voltado para uma geração fortemente influenciada pela mídia e que aprende de forma diferente. Assim o ensino deve está relacionado com o prazer, aprender com alegria e o conhecer significa compreender em vários níveis de expressão.






 
 
 

Comentários


  • Ícone branco do Facebook

© 2019 por EEEFM Mariano Firme de Souza

Contate-nos

Tel: (27) 3316-5610

Email: escolamarianofirme@sedu.es.gov.br

Endereço

Rua D. Pedro I, 21, Bandeirantes, Cariacica-ES

bottom of page